Estudos Orientados 2

Filmes da semana: Brasileiros importantes
1. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
e ou
2. Terra em Transe (1967)
de Glauber Rocha

Deus e o Diabo, no link abaixo

Terra em Transe

ou no GloboPlay
https://globoplay.globo.com/deus-e-o-diabo-na-terra-do-sol/t/khtjg7R5GW/

no MUBI
https://mubi.com/pt/films/black-god-white-devil

no DailyMotion
https://www.dailymotion.com/video/x3s0yon

Deus e o diabo na terra do sol é um filme brasileiro de 1964, dirigido por Glauber Rocha. Considerado um marco do cinema novo, foi gravado em Monte Santo, Bahia.

Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

O filme foi escolhido pelo governo brasileiro para representar o país no Festival de Cannes de 1964, tendo sido selecionado pelo festival para a seção oficial, ao lado de Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos.

Sinopse do wikipedia

O sertanejo Manoel e sua mulher Rosa levam uma vida sofrida no interior do país, uma terra desolada e marcada pela seca. No entanto, Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra. Quando leva o gado para a cidade, alguns animais morrem no percurso. Chegado o momento da partilha, o coronel diz que não vai dar nada a Manoel, porque o gado que morreu era dele, ao passo que o que chegou vivo era seu. Manoel se enfurece, mata o coronel e foge para casa. Ele e sua esposa resolvem ir embora, deixando tudo para trás.

Manoel decide juntar-se a um grupo religioso liderado por um santo (Sebastião) que lutava contra os grandes latifundiários e em busca do paraíso após a morte. Os latifundiários decidem contratar Antônio das Mortes para perseguir e matar o grupo.

Trilha Sonora

https://immub.org/album/deus-e-o-diabo-na-terra-do-sol-trilha-sonora-do-filme

Leitura Sugerida
http://www.contracampo.com.br/27/deuseodiabonaterradosol.htm

Martin Scorcese fala sobre Glauber Rocha
https://www.youtube.com/watch?v=qHoqvvdQqkg


Terra em Transe de Glauber Rocha – 1967

Terra em Transe (1967) / gênero drama / roteiro e direçao: Glauber Rocha.
Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Sinopse
Na fictícia República de Eldorado, Paulo Martins é um jornalista idealista e poeta ligado ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz e à amante dele, a meretriz Silvia, com quem também mantêm um caso formando um triângulo amoroso. Quando Diaz se elege senador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, supostamente progressista, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. Ao ganhar a eleição, Vieira se mostra fraco e controlado pelas forças econômicas locais que o financiaram e não faz nada para mudar a situação social, o que leva Paulo, desiludido, a abandonar Sara e retornar à capital e voltar a se encontrar com Sílvia. Aproxima-se de Júlio Fuentes, o maior empresário do país, e conta-lhe que o presidente Fernandez tem o apoio econômico de uma poderosa multinacional que quer assumir o controle do capital nacional. Quando Diaz vai à disputa da Presidência com o apoio de Fernandez, Fuentes cede um canal de televisão a Paulo, o qual o usa a fim de atacar o candidato. Vieira e Paulo unem-se novamente na campanha da presidência até que Fuentes trai a ambos e faz um acordo com Diaz. Paulo quer partir então à luta armada, porém Vieira desiste.

Perguntas
1. Quem foi Glauber Rocha?
2. O que é o cinema novo brasileiro? Quem são os principais participantes do movimento?
3. O que é a “estética da fome”? ler

Leituras
https://www.select.art.br/o-que-restou-da-estetica-da-fome/
https://blogdoims.com.br/estetica-da-fome-50-anos/

Leave a comment